sexta-feira, 15 de agosto de 2008

O meu nome!


O meu nome foi inspirado numa personagem de fotonovela!
Na altura em que nasci, as ecografias não eram comuns portanto, inicialmente, tinha dois nomes possíveis, ou seria Ricardo ou Daniela.
O nome Ricardo ficou obviamente excluído no dia 17! Daniela também acabou por não ser opção porque a minha mãe, com 19 anos, deixava-se influenciar por maus presságios, passo a explicar: havia um senhor na minha aldeia com problemas de alcoolismo que se chamava Daniel...
Acho que a escolha do nome é uma grande responsabilidade, será "a nossa cara", será usado na escola para fazer rimas menos felizes, será usado com diferentes entoações pelos pais, para percebermos o carinho ou a fúria, ou para o ouvirmos de quem gostamos,da forma que mais ninguém o sabe dizer.
Os meus pais sempre me trataram pelos dois nomes (daí eu perceber desde cedo a diferença na entoação) e até há bem pouco tempo, sempre que me pediam o 1º e último nome, dava sempre o 1º, o 2º e o último, porque para mim é um só.
O meu nome foi escolhido pela minha mãe. Na época em que nasci, só havia um canal de tv e na moda estavam as fotonovelas (para quem nunca viu nenhuma, é uma revista aos quadradinhos com autênticas novelas mexicanas). Não me recordo como se chamava a fotonovela que me "deu" o nome, mas contava o "drama" de uma mulher com uma filha, que tinha sido abandonada pelo marido, que entretanto voltou, pediu perdão e tiveram um final feliz!
Eu sou homónima da mulher abandonada...
Dizem que o nome influencia a personalidade, eu acredito na teoria, nos dias em que me sinto mais dramática e em que tudo à minha volta é tal qual novela mexicana! Não acredito no outros dias, em que o meu nome sai da boca das pessoas com carinho, com amizade, com ternura e com amor.
O meu nome é a minha cara e ainda bem que o sr. da minha aldeia era alcoólico:)

Sem comentários: